quinta-feira, 24 de julho de 2008

ferramentas virtuais

FERRAMENTAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO
Ferramenta é um dispositivo para facilitar tarefas diversas.Virtual é, no popular, tudo aquilo que diz respeito as comunicações via Internet.Comunicação é a materialização do pensamento/sentimento em signos/linguagem conhecidos pelas partes envolvidas.A tecnologia está presente no nosso dia-a –dia, e é a área que mais está evoluindo. As diversas ferramentas, permitem encontrar e colaborar com outro com tempo e espaços diferentes.O que é, então, uma ferramenta virtual de comunicação?São ferramentas que usamos para a comunicação com outras pessoas através da internet:

a) Buscadores - Têm por finalidade buscar informações disponibilizadas na rede. Google (google.com.br), Yahoo! (yahoo.com.br) e MSN Serch (search.msn.com.br)b) E-mail – É o tão conhecido “Correio Eletrônico”.
c) Comunicadores Instantâneos – São os famosos “Messenger’s”. Permitem a troca de informações, textos, arquivos,voz e imagens em tempo real entre pessoas que tenham esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta
d) Bate-Papo ou Chat – Este recurso está perdendo espaço para ferramentas mais modernas como os comunicadores instantâneos. Mas ainda são muito usadas por pessoas que querem encontrar outras pessoas.
e) Blogs, Flogs e Moblogs - Blog Local onde você publica, textualmente, seu dia-a-dia ou qualquer tipo de informação. É uma forma barata e fácil de se ter seu próprio " site.com" na Internet.
f) Redes Sociais de Relacionamento - Sites que unem amigos de longas datas, conhecidos ou meros desconhecidos com os mesmos interesses em um mesmo local.. Para conseguir essa afinidade é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. A opçãomais conhecida é o orkut, existindo, ainda outros...
g) Telefonia Virtual - Há programas disponíveis na Internet que permitem fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro.
h) Grupos de Discussão – São grupos organizados por temas que se comunicam por e-mail. Não devem ser usados somente para buscar informações, mas sim serem usados para trocar idéias gerando o debate, a discussão.i) AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – É um espaço virtual na internet que possibilita a interação e comunicação entre professores e alunos através de debates, fóruns, chats, textos, e-mails, enriquecendo o processo de ensino aprendizagem. O espaço conta com suporte técnico e os usuários podem estar em lugares geográficos diferentes mas conectados ao mesmo tempo

fontes:http://www.gmoura.com/http://www.redeaprendizagem.blogspot.com/http://www.wikipedia.com.br/

slides

Roteiro dos slides

A tecnologia na educação é fundamental, tanto para educando,como para educadores,tem-se a necessidade de acompanharmos a informatização.
Um dos objetivos,é aprender a usar de forma adequada a informática;auxiliar alunos em pesquisas, trabalhos laboratoriais; usar todas as ferramentas possíveis, principalmente a internet.
A escola esta tentando, de um modo geral, se adequar as novas modalidades de ensino aprendizagem, tanto para educandos como também para educadores.
Neste mundo globalizado, é importante estarmos interligados, ao mundo.A informática pode trazer tanto malefícios como também benefícios , se usada de forma correta.
É muito importante sempre o acompanhamento constante de mediadores para encaminharmos nossos educandos de forma correta.
Alguns benefícios:ligação direta com o mundo, entretendimento, diversidades, métodos diferenciados de trabalho,auxílio a pesquisa, melhores meios de comunicação.
O ensino aprendizagem, nos dias atuais está inteiramente ligado a informatização. O momento é oportuno para a aprendizagem......

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Como o computador contribui, para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?

A informática contribui de várias formas, tanto para o educador como para o educando. A tecnologia faz com que possamos dinamizar nossas aulas e mediar conhecimentos de forma mais rápida aos educados.È muito importante fazer que os educandos também se sintam inseridos neste processo de transformação virtual; onde alunos e professores apreendem mutuamente. Desta forma, ocorrerá aprendizagem diferenciada e transormação.

fórum

Fórum- pequena pesquisa....
· Fórum,no Brasil, é o nome que se dá ao prédio que abriga as instalações do poder judiciário em uma determinada comarca;
· Reunião sobre um tema específico para debate;os membros discutem um tema proposto em cada tópico.
· Espaço onde várias pessoas podem deixar mensagens, sobre determinados assuntos; internet.
· Edifício, sede, do juiz.

Tecnológias da educação- texto moram

TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO- texto Moram
Fonte: www.eca.usp.br/prof/moram
Alguns comentários:

Educar, ajudar os alunos, na construção da identidade pessoal, projeto de vida . Nesta sociedade estamos aprendendo a integrar o humano e o tecnológico.a mudança acontece realmente quando conseguimos nos integrar dentro de uma visão inovadora, segundo Moram.
As mudanças ocorrem rápido demais, por isso temos necessidade de nos adequar e adequar nossos alunos o máximo possível.Cada vez mais existem opções metodológicas, para trabalhar com nossos alunos.Cada um de nós , educadores aprender e dominar essas novas formas tecnológicas.O professor, que tem uma visão inovadora, deve estar utilizando diversas ferramentas virtuais.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

plano de aula

Plano de aula



meios de transportes

objetivos:

  • Explorar os meio de transportes

  • Interdisciplinariedade

  • trabalhos em grupo

  • Noções de tempo e espaço

  • produção textuais

Metodologias:

Levantamento coletivo, dos meios de transporte mais conhecidos;

classificação dos meios de de transportes – áquaticos, terrestres e áereos.

viagem pela história- linha do tempo- pesquisa em sites

Trabalhos em grupo

construção de alguns meios de transportes

trabalhar ruas, avenidas e rodovias.

Avaliação

processual e contínua